Tipos de Graxas Lubrificantes

As graxas lubrificantes são constituídas por um óleo de base ligado por um espessante (sabão). Desta forma o lubrificante é mantido no ponto de lubrificação, onde zela por uma proteção duradoura eficaz contra fricção e desgaste, vedando o ponto de lubrificação contra influências externas como a humidade e matérias estranhas. As graxas são utilizadas frequentemente em mancais de rolamento e de deslizamento, fusos, guarnições, vedações, guias e ainda correntes e engrenagens.

Estrutura das graxas

A principal diferença entra a estrutura das graxas e dos óleos é o espessante, que determina as características típicas de desempenho de uma graxa.

As graxas de lubrificação modernas estão formuladas de modo a que, no caso de solicitações críticas, as suas substâncias ativas criem uma película lubrificante de funcionamento de emergência, garantindo assim a segurança de funcionamento.

Características das graxas

Além da compatibilidade dos óleos de base, ao substituir as graxas, é necessário ter em atenção a miscibilidade dos espessantes.

Uma incompatibilidade produz uma influência negativa na eficiência da graxa  de lubrificação.

Estrutura Aditivos

Intensificadores EP, Proteção contra o desgaste, Inibidores da oxidação, Melhoradores da fricção, Intensificadores da aderência, Detergentes dispersantes e Lubrificantes sólidos.

Estrutura Espessante

Sabões metálicos, Bentonite , Gel sílica e Poliureias

Estrutura Óleos de Base

Óleo mineral e Óleo sintético